Chamada aberta

Dossiê Políticas da Imagem 

Organizadores:

dr. Cardes Monção Amâncio (CEFET-MG/CineCipó)

dr. Paulo Heméritas (UNESA)

dr. Wagner Moreira (CEFET-MG)

O audiovisual é uma das forças comunicativas, artísticas, sociais e políticas decisivas da sociedade. Ele pauta os eventos atuais e históricos em sua produção. Sua relevância é perceptível quando se observa, por exemplo, a adesão tecnológica aos seus modos de expressar a realidade ao longo do último século. 

Desde o advento da película até a manipulação digital, percebe-se o horizonte que ele pode abarcar no âmbito da Cultura: entretenimento, fantasia, documentário, história, ciência, filosofia, ideologia dentre outras expressões; em sua duração variável, cabem modos de existir múltiplos. Aqui, destacamos o campo de saber que transita pelas reflexões dos chamados Cinema Ambiental, Cinema Socioambiental e Filme Insurgente, e outros que se fazem afins. Este campo apresenta um processo de edição que aponta para uma política ativa de oposição multifacetada e alternativa em relação às representações midiáticas construídas pelas forças hegemônicas que assolam o planeta nos últimos anos.

A Vinco – Revista de Estudos de Edição, nesse sentido, torna pública a chamada para escritos relativos ao dossiê que comporá o seu segundo número. O conteúdo do periódico visa agrupar um elenco de artigos de espírito crítico relativos ao panorama audiovisual correspondente a filmes de temática ambiental, socioambiental e do filme insurgente com foco no quesito “Processos de Edição” e seus desdobramentos na estrutura narrativa da linguagem cinematográfica. 

Prazo de submissão de artigos: até 2 de julho de 2021

Publicação da revista: dezembro de 2021.