Saberes docentes

Adriana Netto Silva, Juliana Cordeiro Soares Branco, Mônica Lana da Paz, Antônio de Pádua Nunes Tomasi

Resumo


O propósito desse trabalho é refletir sobre a construção dos saberes docentes, pretende-se discutir como isso ocorre e em que contexto. Visando atender a essas inquietações foi realizado um estudo bibliográfico em que se destacaram autores como Charlot, Nòvoa e Tardif. Segundo esses autores o professor constrói representações sobre a atividade docente e dá sentido ao saber durante suas trajetórias de vida escolar e profissional, nas suas expectativas em relação à profissão e na sua relação com o outro, colegas de trabalho, comunidades e alunos. Destaca-se que as exigências sociais da atividade docente têm aumentado, em contrapartida, ao contrário do que de deveria, os professores têm vivenciado uma desvalorização da profissão e condições objetivas de trabalho inadequadas. Apesar desse cenário o docente continua se qualificado, buscando aprender teorias, ter vivências e se aperfeiçoar profissionalmente, o que o auxiliará na prática diária e na construção de novos saberes. Ressalta-se que é fundamental a construção de significado para as teorias e pesquisas apreendidas durante o processo formativo e isso só é possível se houver interação dessas teorias com a realidade escolar e com prática profissional docente.


Palavras-chave


SABERES DOCENTES; TRABALHO DOCENTE; FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756