A formação de profissionais da educação - perspectivas e desafios na educação profissional

Eduardo Fernandes Barbosa, Rachel Cruz Martins, Marli Ferreira Rocha

Resumo


Este artigo apresenta elementos de análise e reflexão sobre o sistema de formação de educadores, focalizando necessidades de formação na área da Educação Profissional. São apresentadas as necessidades criadas pelo modelo de formação por competência, proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional – Nível Técnico, e o impacto destas necessidades sobre o perfil do educador para este tipo e nível de ensino. A formação do educador para a prática das novas organizações curriculares baseadas no modelo de competência é enfatizada, questionando a efetividade da formação dentro de modelos tradicionais baseada em disciplinas ou conteúdos. Os elementos de reflexão apresentados visam contribuir para definição do perfil docente para a Educação Profissional, em um contexto educacional fortemente influenciado por novas tecnologias e pressionado por demandas de sistemas produtivos intensamente baseados no uso de tecnologias da informação.


Palavras-chave


FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; PERFIL DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756