Ciência, tecnologia e cientistas na escola pública: um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais e suas constribuições para o ensino de ciências na Amazônia

Ceane Andrade Simões, Aderli Vasconcelos Simões

Resumo


Este trabalho é parte de um estudo realizado entre  os anos 2006 e 2008 na Rede Pública Municipal de Ensino de Manaus, tendo como principais objetivos compreender quais as representações sociais sobre Ciência, Tecnologia e cientista são compartilhadas entre estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental; e propor, executar e avaliar um projeto-piloto visando à popularização e divulgação científica junto aos sujeitos participantes da pesquisa. Pretendemos com o presente texto promover, com o apoio da Teoria das Representações Sociais e a partir de alguns dos dados obtidos empiricamente, uma discussão relacionada ao campo da Ciência e da Tecnologia, que possa contribuir com a reflexão sobre o ensino de Ciências na Amazônia.


Palavras-chave


CIÊNCIA & TECNOLOGIA; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; ENSINO DE CIÊNCIAS

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756