Educação Tecnológica na formação de professores: concepções discentes e docentes

Leandra Martins de Oliveira, Paulo Cezar Santos Ventura

Resumo


O presente artigo é parte de um estudo sobre a Educação Tecnológica na formação dos educadores das séries iniciais, estudo que nos instigou a desvelar quais as concepções de alunas e professoras de dois cursos de licenciatura – Normal Superior e Pedagogia - sobre tecnologia e Educação Tecnológica. Através de entrevistas semi-estruturadas e de questionários, pudemos alcançar certas representações que o grupo discente e docente tinha a respeito do papel da tecnologia em nossa sociedade e no ambiente dos cursos investigados. Os dados demonstraram uma tendência em associar a tecnologia aos instrumentos utilizados para facilitar as atividades humanas e a Educação Tecnológica como uma possibilidade de se aprender a utilizar estes instrumentos, com ênfase nas novas tecnologias. Tal tendência desencadeia alguns reducionismos tecnológicos, dificultando a compreensão da tecnologia enquanto processo de invenção e reinvenção humana, de intervenção na vida social.


Palavras-chave


EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA; TECNOLOGIA; CONCEPÇÕES DE ALUNAS E PROFESSORAS

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756