Oficinas de reestruturação curricular – reflexões sobre o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional e a ação docente

Elaine Cristina Nascimento, Mário Lopes Amorim

Resumo


Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre a proposta de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional, desenvolvida nas escolas públicas estaduais do Paraná. Traremos como referência a realização de Oficinas de Reestruturação Curricular, ofertadas pela Secretaria de Educação do Estado (SEED), a profissionais envolvidos nesta modalidade de ensino. Esta estratégia da SEED, visa uma análise da atual situação dos cursos em andamento, e busca  alternativas para superar possíveis dificuldades para articular os conhecimentos específicos da Base Nacional Comum, aos conhecimentos da Base Técnica, promovendo um ensino integrado e interdisciplinar. Neste contexto, as relações entre a escola e o trabalho, tornam-se elementos de suma  importância na elaboração de políticas públicas educacionais,  principalmente para a elaboração de currículos que se fundamentem nas relações entre trabalho, cultura, a ciência e a tecnologia.


Palavras-chave


EDUCAÇÃO; TRABALHO; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756