Cursos Superiores de Curta–Duração: das políticas de acesso à evasão de estudantes

Juliana Brito de Souza

Resumo


A pesquisa analisa as propostas diferenciadas de educação apresentadas no âmbito superior de ensino a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN n.º 9394/96. De modo especial, averigua os aspectos que impulsionaram o surgimento dessas propostas e como tem sido a inserção dos  egressos de modalidades diferenciadas de ensino no mercado de trabalho. Para tanto, verifica como a reestruturação produtiva, a globalização da economia e o neoliberalismo têm contribuído para redefinir a educação nesse nível de ensino, determinando a emergência de propostas pautadas por princípios como: racionalização, flexibilidade, consonância com o Mercado de trabalho, entre outros.


Palavras-chave


CURSOS SUPERIORES DE CURTA-DURAÇÃO; EXPANSÃO DO ENSINO; EVASÃO DE ESTUDANTES

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756