Investigação-ação educacional e formação de professores de Física: tecendo uma análise da própria prática

Rejane Aurora Mion

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar reflexões relativas à reconstrução racional da história da própria prática educacional, como professora e pesquisadora em ensino de Física, em cursos de licenciatura. Nossa prática foi se consolidando como objeto de pesquisa fundamentado nas práticas de negociação e na elaboração de um programa de investigação-ação educacional de vertente emancipatória. Os dados empíricos que fundamentam nossas reflexões foram coletados por meio de observações estruturadas das próprias práticas educacionais na formação de professores de Física e no ensino de Física, com registro escrito, áudio e vídeo gravados. As análises são influenciadas por teóricos tais como: Giroux, Habermas, Lakatos, Bachelard, Chalmers, Latour, Carr e Kemmis, Kemmis, Angulo, Adorno e Horkheimer, Marx e Engels, Freire, De Bastos, Ventura,Menezes, Angotti, Angotti e Delizoicov, Moreira, Souza, e Mion. Nesta proposta, formaram-se aproximadamente 144 alunos até o presente momento.Com essas reflexões podemos registrar: a conquista de espaços políticos de atuação e a mudança no referido curso e na instituição; a consolidação do Programa como um programa de pesquisa  científico progressivo; o progresso teórico,empírico e heurístico; e o consequente fortalecimento do Programa.


Palavras-chave


ENSINO DE FÍSICA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA; INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL; CONHECIMENTO CIENTÍFICO- EDUCACIONAL

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756