O ensino de engenharia e a formação do engenheiro: contribuição do programa de mestrado em tecnologia do CEFET-MG - Educação Tecnológica

João Bosco Laudares, Edmílson Leite Paixão, Adalci Righi Viggiano

Resumo


Este artigo objetiva apresentar a contribuição do Mestrado em Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), área de concentração em Educação  Tecnológica, para o ensino de engenharia e a formação do engenheiro. Foram analisadas oito  dissertações, as quais apresentam investigações sobre cursos de engenharia, atuação do engenheiro ou acompanhamento dos egressos dos cursos de engenharia do CEFET-MG. Com base nessas dissertações, concluímos que o Mestrado em Tecnologia contribui para a formação e a requalificação do engenheiro,trazendo suporte ao ensino da engenharia e a sua atuação profissional técnica. As dissertações analisadas enfatizam ainda a necessidade de continuidade de estudos e pesquisas da formação inicial ou continuada do engenheiro, sobre sua atuação profissional, bem como o contínuo acompanhamento, por meio de investigações científicas, do  desenvolvimento e das mudanças da tecnologia, hoje de base científica, em processos flexíveis  de produção.


Palavras-chave


ENSINO DE ENGENHARIA; FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO; MESTRADO EM TECNOLOGIA; EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756