Figuras do aprender em um ambiente virtual de aprendizagem: analisando o Teleduc

Messias Dieb

Resumo


Este texto tem como objetivo analisar a relação que sujeitos aprendizes, em determinado curso via internet, precisam construir com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no qual o curso se desenvolve, tomando como base os diversos elementos de aprendizagem envolvidos nessa relação. Esses elementos, ou figuras do aprender (CHARLOT, 2000), dizem respeito ao ato de apropriação intelectual por parte dos sujeitos e tomam configurações as mais variadas possíveis,  tais como, por exemplo, objetos, atividades e/ou sentimentos e experiências. Nesse sentido, o AVA do Teleduc é tomado como referência para a análise de tais figuras, as quais são discutidas por meio dos usos que são feitos do computador conectado à internet. Os resultados mostram que não é apenas sobre o conteúdo do curso que os alunos estão “obrigados” a aprender, mas antes de ter acesso a ele, há vários outros elementos que precisam ser dominados a fim de que possam construir a compreensão desse conteúdo.


Palavras-chave


FIGURAS DO APRENDER; AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM; LETRAMENTO

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756