Modelos na ciência e no ensino de Ciências

Adelson Fernandes Moreira

Resumo


Neste artigo, relata-se uma experiência de diversificação de ambientes de aprendizagem cujo objetivo foi criar oportunidades para refletir sobre a natureza do conhecimento científico, com foco na produção de modelos na ciência e no enfoque histórico da produção do conhecimento científico. Descrevem-se as etapas de uma atividade desenvolvida com estudantes do ensino médio profissional, em que estes são envolvidos com ações de produção de argumentos e de coordenação desses argumentos com evidências. A reflexão sobre os procedimentos e resultados dessa atividade é contextualizada pela história da descoberta do elétron, buscando-se nessa articulação os elementos para discutir aspectos de modelos na ciência e no ensino de Ciências. Essa atividade foi também desenvolvida com estudantes do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes do CEFET-MG. As respostas dadas por esses estudantes são apresentadas e discutidas ao longo da apresentação do relato, o que levou a estabelecer relações entre percepção e situações de aprendizagem, assim como chamar a atenção para a presença de entidades não observáveis na composição dos modelos científicos. Ao final, o conceito de ambientes de aprendizagem é discutido e utilizado para refletir sobre a atividade relatada.


Palavras-chave


MODELOS; ENSINO DE CIÊNCIAS; AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756