O uso do diagrama de Ishikawa como ferramenta no ensino de ecologia no ensino médio

Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Rafael Mariani Júnior, George Schayer Sabino, Wolney Barbosa dos Lobato, Fernando Costa Amaral

Resumo


O ensino/aprendizagem de ecologia envolve a discussão de inúmeros conceitos e princípios abstratos. O objetivo do presente trabalho é relatar a utilização do Diagrama de Ishikawa como atividade de construção e avaliação do ensino de ecologia para alunos do 3º ano do ensino médio. Foi analisado o uso desse diagrama no esclarecimento dos conceitos e princípios envolvidos na ecologia e na análise de alguns problemas ambientais encontrados nos diferentes ecossistemas brasileiros. A pesquisa foi realizada em um colégio da rede particular de ensino de Belo Horizonte. Participaram dessa atividade 286 alunos, divididos em 6 (seis) turmas do 3º ano do ensino médio. São apresentados e discutidos alguns exemplos de diagramas de Ishikawa construídos pelos alunos e utilizados tanto no ensino quanto na avaliação da aprendizagem. Esse recurso se mostrou flexível, dinâmico e utilizável em qualquer sala de aula (ou laboratório).


Palavras-chave


ENSINO DE ECOLOGIA; DIAGRAMA DE ISHIKAWA; ENSINO MÉDIO

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756