Caracterizando o videogame como novo letramento: uma prposta para a escola

Gustavo Nogueira de Paula

Resumo


Com o crescimento da importância do videogame na sociedade, vieram os questionamentos sobre sua inadequação na educação das crianças e jovens. Juntamente cim esses questionamentos, pesquisas tentaram e tentam provar que jogar videogames faz as pessoas mais violentas. Em outra linha de pensamento (que não ignora a primeira) pesquisadores têm demonstrado possibilidades educacionais destes jogos. Este trabalho visa a desmistificar o videogame e tratar o ato de jogá-lo como um verdadeiro novo letramento, para poder, assim, posteriormente, contribuir para o desenvolvimento de competências críticas e formas de legitimaçãodo uso dos videogames na educação. Assim, contribuímos para uma apropriação criativa dos videogames nos espaços educacionais, além de reunir corpo bibliográfico pertinente ao tema, disponibilizando-o de maneira a facilitar futuras pesquisas e consultas, seja por novos pesquisadores ou pelos próprios professores de línguas do ensino regular.


Palavras-chave


VIDEOGAME; NOVOS LETRAMENTOS; LEITURA; EDUCAÇÃO

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756