Disciplinas de ética na formação em Jornalismo: preocupações em torno da tecnologia

Rogério Christofoletti

Resumo


O ensino de jornalismo é ainda insuficientemente discutido no Brasil. A dimensão que se ocupa da formação ético-profissional atrai menos atenção ainda. Sua relação com a tecnologia é praticamente desprezada. Neste artigo, questionários respondidos por professores das disciplinas de ética jornalística fornecem dados sobre como se ensina deontologia nesses cursos e de que forma pode haver relação desse ensino com tecnologia. Os resultados da pesquisa apontam para um panorama de fragilidade do ensino com tecnologia. Os resultados da pesquisa apontam para um panorama de fragilidade  do ensino de ética profissional, que precisa consolidar conteúdos e abordagens, apesar dos esforços dos docentes para dinamizar suas aulas.


Palavras-chave


ENSINO DE JORNALISMO; ÉTICA JORNALÍSTICA; CURRÍCULOS

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756