As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos currículos de cinco cursos, sendo três de Engenharia Elétrica e dois de Engenharia Civil, de escolas superiores de Belo Horizonte para verificar como são contempladas as Atividades Complementares nesses cursos de graduação, e analisar qual o impacto das referidas atividades na qualidade deles. Apresentam-se nesses documentos mudanças de foco da organização dos cursos, que passam a se orientar pelas competências e habilidades da aprendizagem, inovando as metodologias e os processos de ensino-aprendizagem na formação de engenheiros. As atividades complementares são desenvolvidas nos cinco cursos estudados e estão sinalizando tanto a sua flexibilização curricular quanto como apontam para a formação generalista, crítica e reflexiva do graduado em Engenharia Civil e Elétrica.
Palavras-chave
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PDFISSN Impresso: 1414 - 5057
ISSN Eletrônico: 2317 - 7756