Alfabetização científica através da metodologia de projetos: reflexões para o desenvolvimento de uma proposta na educação infantil

Denise do Prado Lisboa Oliveira, Paulo Cezar Santos Ventura

Resumo


Este artigo trata da utilização da metodologia de projetos (MP) como facilitadora da alfabetização científica na educação infantil. Apresenta uma discussão dos termos “alfabetização científica” e “letramento científico”, buscando seus principais indicadores. Em seguida, na pesquisa de campo, realizamos o planejamento e a aplicação de uma aula prática sobre o tema coleta seletiva, para uma turma da segunda etapa da educação infantil, numa escola da rede privada de Belo Horizonte. Após analisar a atividade aplicada, dialogando com os dados coletados na análise documental e bibliográfica, encontramos evidências de que a MP possibilita a construção de um ambiente favorável à alfabetização científica e até mesmo de eventos de letramento científico, potencializando a internalização de conhecimentos no processo de ensinoaprendizagem.


Palavras-chave


METODOLOGIA DE PROJETOS; ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; LETRAMENTO CIENTÍFICO; EDUCAÇÃO INFANTIL

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756