Transferência didática como problema pedagógico para o ensino em programas de formação em biomonitoramento ambiental

Riccardo Mugnai, Darcilio Fernandes Baptista, Júlio Vianna Barbosa

Resumo


Este trabalho tem a finalidade de apresentar o processo de investigação com o qual procuramos estabelecer o quanto e como um conjunto de estudos acadêmicos deve ser adaptado para desenvolver um livro técnico específico, a ser utilizado para o ensino em programas de formação em biomonitoramento. Realizar produtos didáticos a partir de material científico não é só pensar em aplicar estratégias e processos de transferência didática necessários por interligar a cultura científica à cultura de destino, mas também utilizar elementos facilitadores de consulta e compreensão do texto. Tal atividade deve incluir outros elementos, entre os quais aqueles ligados ao idioma e à cultura local.


Palavras-chave


TRANSFERÊNCIA DIDÁTICA; BIOMONITORAMENTO; TEXTO TÉCNICO; MANUAL; LIVRO DIDÁTICO

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756