Desenvolvimento de um software educativo para levantamentos topográficos

Maria Rachel Russo Seydell, Maria Beatriz Ferreira Leite, Denise Helena Lombardo Ferreira

Resumo


O avanço das tecnologias demanda a utilização de novas ferramentas pedagógicas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Porém, a utilização do computador em sala de aula deve ser feita de maneira criteriosa e de forma a colaborar na construção do conhecimento, favorecendo um ambiente de interação entre as aulas teóricas, o professor, o aluno e o conteúdo programático. Além disso, evidenciar a interdisciplinaridade entre os conteúdos de várias disciplinas do currículo pode auxiliar na motivação para o estudo de disciplinas básicas e essenciais para uma boa formação profissional, sobretudo do engenheiro. Nesse sentido, este trabalho aborda conceitos da disciplina de Topografia para cursos de Engenharia, que necessitam de conteúdos matemáticos. A partir de reflexões sobre as necessidades de docentes e alunos desses cursos, considera-se o desenvolvimento de um software educativo que busca propiciar um ambiente mais atrativo e eficiente para ensinar e aprender Topografia. Além de efetuar cálculos que consomem grande parte da carga horária desse curso, o software proposto busca promover e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, as diferentes abordagens existentes para programas educativos e características essenciais que devem permear a elaboração do software são consideradas, de acordo com os objetivos propostos.


Palavras-chave


ENSINO E APRENDIZAGEM; LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO; SOFTWARE EDUCATIVO; MODELAGEM MATEMÁTICA

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756