Inovações socioeducacionais e os processos seletivos dos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Eduardo Henrique Lacerda Coutinho, Frederico Luiz Barbosa de Melo

Resumo


Este artigo se originou do interesse em investigar a realidade socioeducacional dos processos seletivos dos cursos técnicos implantados em algumas escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), considerados como ações afirmativas para democratizar e assegurar o acesso de alunos de escolas públicas. Após discutir e contextualizar essa realidade, são apresentadas algumas experiências de implantação de ações afirmativas e explicitados alguns de seus resultados. A partir das experiências das ações afirmativas, apresentamos propostas inclusivas de inovações socioeducacionais, com a finalidade de buscar responder ao desafio colocado de, na medida do possível, contribuir para continuarmos a reverter as tendências que se observam de exclusão de alunos de escolas públicas, ainda presentes na RFEPT, e permitir o ingresso de tais alunos nos cursos técnicos.


Palavras-chave


AÇÕES AFIRMATIVAS; INOVAÇÕES SOCIOEDUCACIONAIS; INCLUSÃO SOCIAL

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756