Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação superior presencial e a distância: o ponto de vista dos professores

Nadiane Feldkercher, Carmen Vieira Mathias

Resumo


É possível reconhecer nas tecnologias um potencial formativo que pode contribuir para a ampliação dos espaços e dos tempos pedagógicos, para a flexibilização do currículo, para o aumento da interação entre professor-alunos e alunos-alunos, tanto na educação presencial quanto na educação a distância. Acreditando nisso, objetivamos, neste trabalho, investigar como ocorre o uso de tecnologias aplicadas à educação superior presencial e a distância, sob o ponto de vista dos professores. O trabalho teve uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de um questionário on-line aplicado a 22 professores que trabalham tanto na educação superior presencial quanto a distância. Alguns dos nossos resultados foram: a maioria dos professores possui formação para o uso das tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação; todos os professores utilizam tecnologias em seu trabalho docente, alguns de forma mais frequente e diversificada; receberam destaque o uso da internet, do Moodle e do e-mail; algumas tecnologias são mais utilizadas na educação presencial, outras na educação a distância; a maior parte dos professores reconheceu a existência de diferenças no uso das tecnologias na educação presencial e a distância; os professores apontam muitas vantagens para o uso das tecnologias aplicadas à educação e algumas desvantagens.


Palavras-chave


TICS APLICADAS À EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO SUPERIOR; EDUCAÇÃO PRESENCIAL; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756