Universidades Corporativas: uma estratégia de Educação Corporativa na prática

Cintia Nerina Wanderley Pimentel, Rosali Andreia Alves Batista Mesquita

Resumo


As universidades corporativas apresentam-se como uma moderna e importante estratégia das organizações, na busca de potencializar o desenvolvimento de seus empregados e assim contribuir para a criação ou manutenção de vantagem competitiva, por meio de aprendizado permanente. Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa de campo realizada na Universidade Corporativa de uma empresa pública brasileira. Busca-se identificar os motivos para a sua criação, suas formas de atuação e as dificuldades e desafios enfrentados na implantação e na implementação desse modelo. Além disso, procura-se estabelecer as relações e implicações advindas dessa nova configuração de desenvolvimento profissional na gestão de recursos humanos, até então responsável por este papel.


Palavras-chave


UNIVERSIDADE CORPORATIVA; EDUCAÇÃO CORPORATIVA; ESTRATÉGIA; TECNOLOGIA; GESTÃO DE PESSOAS

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756