Aplicação de sistemas especialistas em marketing: modelando o comportamento do consumidor

Juarez Marques de Lacerda

Resumo


Os consumidores precisam tomar a decisão de comprar um produto ou serviço após analisadas as condições gerais de venda e, muitas vezes, não tomando decisões isoladamente, caso em que diversos membros de uma mesma família opinam sobre a compra de um bem ou serviço. Muitas preocupações dos profissionais de Marketing, em relação ao comportamento do consumidor, estão relacionadas com análises das suas necessidades, onde, como e por quê ele compra determinado bem ou serviço. As atividades de Marketing são muito criativas e podem ser auxiliadas por recursos de informática, não apenas no manuseio e tratamento de informações numéricas e facilmente quantificáveis, mas também nos casos de análise do comportamento do consumidor, utilizando-se Sistemas de Apoio à Decisão e Sistemas Especialistas. Também são fornecidos dados relativos a um protótipo de Sistema Especialista, ora em construção, para ser utilizado em Marketing.


Palavras-chave


MARKETING; CONSUMIDOR

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756