Ergonomia aplicada à informática

Maria Luisa Perdigão Diz Ramos

Resumo


 

Este artigo irá abordar o conceito e o nível de aplicação da ergonomia em postos de trabalho informatizados. Um assunto ainda desconhecido por muitos, que consta na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) como Norma Regulamentadora: NR-17 e portaria nº 3751, de 26/11/1990.

 

Os dados aqui apresentados foram levantados pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico de Informática do Sesi/Comar e do Cefet-MG, os quais fizeram pesquisas de campo em 77 postos de trabalho informatizados de 38 empresas dentro da grande BH.

As pesquisas tinham como finalidade buscar informações relativas à postura de empregados, ambientes de trabalho e mobiliários ergonômicos, visando atender à disciplina de Organização e Normas I, ministrada pela professora Maria Luisa Perdigão Diz Ramos.

Os resultados das pesquisas estão aqui apresentados e, para melhor análise e entendimento, estão representados por seis gráficos. Anexos, ainda, encontram-se os check-list utilizados pelos alunos. No início será apresentado o conceito de Ergonomia e como melhor aplicá-la em um posto de trabalho informatizado.


Palavras-chave


ERGONOMIA; INFORMÁTICA

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756