Inovações pedagógicas em educação profissional: uma experiência de utilização do método de projetos na formação de competências

Eduardo Fernandes Barbosa, Alberto de Figueiredo Gontijo, Fernanda Fátima dos Santos

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência inovadora em Educação Profissional a partir da aplicação do Método de Projetos como recurso pedagógico na formação de competências. A pesquisa que deu origem a este trabalho tem como base a reforma curricular do Curso Técnico de Eletrônica do Colégio Técnico/UFMG, a partir das novas diretrizes que regulamentam a Educação Profissional no Brasil desde 1999. As implicações pedagógicas geradas pelo modelo de competências são confrontadas com os pressupostos do Método de Projetos, avaliando sua efetividade e eficiência no processo de formação de competências. O artigo apresenta o relato de uma experiência bem sucedida de aplicação deste método e discute os principais resultados obtidos.


Palavras-chave


MÉTODO DE PROJETOS; FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA; INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756