Saberes necessários ao pedagogo do trabalho para a educação do trabalhador nas organizações empresariais

João Bosco Laudares, Raquel Quirino

Resumo


O cenário atual, de mudanças no mundo do trabalho, traz exigências, cada vez maiores, para a formação do trabalhador e, diante das dificuldades da educação escolarizada em acompanhar as inovações tecnológicas e organizacionais, torna-se necessário reconhecer a dimensão educativa do trabalho, ressaltando, também, o papel da empresa neste processo formativo. Para garantir a produtividade e a competitividade as organizações adotam estratégias que viabilizam a absorção do conhecimento do trabalhador, assim como políticas, programas internos e mudanças organizacionais, num complexo sistema de gestão que incentiva a educação continuada, o aperfeiçoamento permanente e o desenvolvimento de competências. Nesta pesquisa evidenciamos que as empresas que adotam modernas formas de organização e gestão de pessoas e buscam o desenvolvimento dos seus profissionais, transformam os locais de trabalho em espaços de educação do trabalhador. Assim, o processo educativo desenvolvido nestas organizações torna-se intencional, planejado e organizado, demandando altos investimentos financeiros, bem como profissionais que atuem como facilitadores, mediadores e operacionalizadores do processo de ensino-aprendizagem. Através do estudo teórico e do discurso de Pedagogos atuantes em organizações empresariais, discutimos a sua inserção na prática educativa organizacional e a constituição dos saberes que lhe dá sustentação para tal, buscando compreender o papel deste profissional - preparado, a priori, para atuar em escolas, mas que atua também em empresas - e contribuir, através das reflexões suscitadas, para a sua formação profissional e para a melhoria da educação do trabalhador nas empresas.


Palavras-chave


EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO; PEDAGOGO DO TRABALHO; PEDAGOGO EMPRESARIAL

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756