Temas sociocientíficos (cachaça) em aulas práticas de química na educação profissional: uma abordagem CTS

Míriam Stassun dos Santos, Carmem Lúcia Costa Amaral, Maria Delourdes Maciel

Resumo


Apresentam-se os resultados de uma pesquisa qualitativa “estudo de caso”, com turma de 33 alunos, da 3a série do ensino profissional técnico de Química integrado do CEFET-MG, nas aulas práticas de Química Orgânica Aplicada, adotando como programa da disciplina, temas sociocientíficos (TS) com enfoque CTS. Neste trabalho, apresentam-se os resultados analisados para o tema sociocientífico Cachaça, trabalhado com enfoque CTS. Analisam-se as interações entre professor e alunos, a didática do professor e a postura dos alunos, buscando registrar a percepção do aluno sobre a abordagem metodológica adotada, as atitudes, os valores (PIEARCTS) e as habilidades adquiridas. Ao final, confirmou-se enfoque CTS em TS como fonte fecunda para análise do processo educacional dos cursos de educação profissional técnica de nível médio, com potencialidades transformadoras.


Palavras-chave


EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS; CACHAÇA; CTS; PIEARCTS

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756