Uma experiência integrando a Informática Educativa e a exploração de modelos matemáticos em projetos de Iniciação Científica

Maria Beatriz Ferreira Leite, Lívia Fernandes de Sousa, Gabriella Helena Jorge Silva

Resumo


A utilização de ferramentas computacionais no processo de ensino e aprendizagem mostra-se cada vez mais necessária. Contudo, como qualquer instrumento pedagógico, a utilização da informática na educação deve ser criteriosa e não deve perder de vista o principal objetivo, que é ser um meio para o processo e não um fim. Nesse sentido, deve colaborar para a construção do conhecimento, favorecendo um ambiente de interação entre as aulas teóricas, o professor, o aluno e o conteúdo programático. A Modelagem Matemática proporciona a contextualização dos conteúdos matemáticos em problemas reais, do cotidiano do aluno, e o auxílio da tecnologia nessa estratégia pedagógica visa a agilizar cálculos e procedimentos, favorecendo a análise e a interpretação de resultados. Este trabalho foi desenvolvido a partir de projetos de Iniciação Científica e buscou-se, essencialmente, aliar a utilização de ferramentas computacionais à modelagem matemática. Os problemas utilizados nos programas implementados foram baseados em trabalhos realizados na disciplina de Modelagem Matemática num curso de licenciatura em Matemática. Essa experiência proporcionou, além de uma vivência prática na área de conhecimento das alunas envolvidas e um aprofundamento do conhecimento específico, a integração entre diferentes áreas do conhecimento, evidenciando a riqueza das práticas interdisciplinares.


Palavras-chave


INFORMÁTICA EDUCATIVA; MODELOS MATEMÁTICOS; ENSINO E APRENDIZAGEM

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756