Aplicação de modelagem matemática no ensino básico de engenharia

Neuza Terezinha Oro, Rosana Maria Luvezute Kripka

Resumo


A Modelagem Matemática tem sido amplamente utilizada, não só como instrumento de pesquisa, mas também como metodologia de ensino em diversos níveis de aprendizagem. Apresenta-se, neste artigo, o processo investigativo resultante de uma Modelagem Matemática desenvolvida na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Passo Fundo, referente ao problema do cálculo do volume de um cilindro horizontal, o qual foi desenvolvido, inicialmente, em sala de aula, devido à necessidade de resolução de um problema real trazido por um aluno. No processo de modelagem matemática, foram aplicados diferentes conceitos matemáticos, tanto de geometria quanto de cálculo diferencial e integral. Assim, acredita-se que os processos de resolução apresentados possam ser utilizados como exemplos de “Modelação” tanto no Ensino Médio quanto no superior.


Palavras-chave


MODELAGEM MATEMÁTICA; ENSINO-APRENDIZAGEM

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756