Da Biologia à Biotecnologia: relevância, objetividade, originalidade e conteúdo no IV Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO 2007), Rio de Janeiro

Sandra Mara Mourão Cardinali, Rita de Cássia Frenedozo

Resumo


Este artigo registra o panorama dos trabalhos apresentados no IV Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO 2007), de 22 a 25 de outubro de 2007, no Rio de Janeiro. Foram identificados, nesse evento, quais abordaram a Genética de modo geral e a Biotecnologia em particular, sendo que os mais relevantes, objetivos e originais tiveram seu conteúdo analisado: cinco trabalhos, quatro oficinas, um minicurso e três painéis puderam demonstrar, mais de perto, as perspectivas nas técnicas de ensino e o desenvolvimento de novos olhares para um significativo processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências e Biologia. Os cinco trabalhos mais relevantes, objetivos e originais (entre 21) com o recorte de Genética/Biotecnologia puderam registrar as reflexões e os resultados sobre as novas buscas do ensino de uma “genética escolar” mais associada às mentes dos jovens do mundo contemporâneo, pleno de novos desenvolvimentos da ciência. A produção do conhecimento científico tem aumentado significativamente e a área de pesquisa em Educação e Ensino de Ciências e Biologia tem se consolidado no Brasil, haja vista o volume e a seriedade com que os trabalhos do IV EREBIO2007 foram apresentados.


Palavras-chave


ENSINO DE BIOLOGIA; GENÉTICA; BIOTECNOLOGIA; COLETÂNEA DE EVENTOS

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756