Tendências temáticas dos trabalhos em Física apresentados no II Seminário Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade (II SIACTS-EC)

Ana Lúcia Lopes Corrêa, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo

Resumo


Este trabalho objetiva identificar, dentre os trabalhos apresentados relacionados aoensino da Física no II Seminário Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade– Ensino de Ciências (II SIACTS-EC), realizado em Brasília de 19 a 21 de julho de 2010,as tendências temáticas evidenciadas na modalidade pôsteres, por constituíremo maior volume dentro do evento. No estudo, buscou-se verificar quais pôsteres seaproximaram da perspectiva CTS no ensino de Física e suas justificativas. A pesquisaconstitui um estudo interpretativo de trabalhos acadêmicos, baseado na análise deconteúdo e documental prescrita por Laurence Bardin. Dos 138 trabalhos apresentadosno Seminário, 108 pôsteres foram classificados em temas e categorias, sendo que 21abordaram o ensino de Física, apontando aplicações e contribuições reais no ensino deCiências CTS. Os resultados apontaram forte tendência para trabalhos na “perspectivaCTS na educação científica para a cidadania” e “formação de professores e educaçãoCTS” voltados para o posicionamento, a mudança de atitudes, crenças e valores deprofessores e alunos.

Palavras-chave


Ciências; Tecnologia; Sociedade; Ensino de Ciências; Física; Estado da Arte

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756