Planejamento das instalações pedagógicas do campus II do CEFETMG sob a ótica da acessibilidade de pedestres

Karla Cristina Rodrigues Silva, Gustavo Riente de Andrade, Antônio Nelson Rodrigues da Silva

Resumo


Este artigo apresenta uma aplicação de ferramentas que podem auxiliar o planejamentode instalações pedagógicas sob a ótica da acessibilidade de pedestres. O modelo deavaliação usado é implementado em ambiente SIG, permitindo assim uma avaliaçãoespacial contínua da acessibilidade, bem como sua representação geográfica. O estudode caso foi desenvolvido para o campus II do CEFET-MG, concluindo-se que a disposiçãodas instalações atuais privilegia a acessibilidade na zona central, o que é bom, umavez que as instalações de uso comum são localizadas nessa zona e mais facilmenteacessadas pelos usuários do campus. Por outro lado, os usuários das regiões periféricasficam comprometidos. Foram estabelecidos ainda outros cenários, de modo a fornecerparâmetros de comparação com a situação atual dessas instalações.

Palavras-chave


Acessibilidade; Planejamento de Instalações Pedagógicas; Campus II CEFET-MG

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756