Tendências progressistas para o processo ensino/aprendizagem de Matemática nos cursos de Tecnologia

Ana Cristina Franco Rocha Morais, João Bosco Laudares

Resumo


Este artigo objetiva mostrar a importância de algumas tendências progressistas para o processo de ensino/ aprendizagem da Matemática nos cursos de engenharia eletrônica. Uma mudança da prática pedagógica conservadora do professor de Matemática na busca de uma didática a privilegiar uma postura progressista. Foi realizada uma pesquisa com os docentes de disciplinas profissionalizantes dos cursos de engenharia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC-Minas na qual procurou-se identificar a concepção da Matemática como ciência básica e como instrumental para aplicação e geração tecnológica. Para tal foram analisadas algumas questões, a partir da posição dos professores de disciplinas profissionalizantes no tratamento da matemática para uma transposição didática da aula de cultura técnica para a aula de matemática na modelagem dos fenômenos técnico-científicos. A posição dos professores da área técnica garante a necessidade de trabalhar a matemática numa abordagem diferenciada de forma a conseguir uma interação eficaz do estudante com o saber técnico embasado pelo conhecimento matemático. Isto requer então uma nova prática educativa do professor de matemática afastando-se do método tradicional do enfoque e rigor teórico-dedutivo dos conceitos para uma contextualização do conteúdo.


Palavras-chave


CIÊNCIAS; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS; MODELAGEM

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756