Letramento digital: um desafio contemporâneo para a educação
Resumo
Este artigo tem como objetivo mapear, em diferentes fontes de pesquisa como livros,capítulos de livros, artigos de periódicos, artigos online, eventos, teses e dissertações,as produções brasileiras sobre o letramento digital, no período de 2000 a 2010. Para esta pesquisa buscou-se fundamentação teórico-metodológica na pesquisa qualitativade abordagem histórico-cultural, fundamentada na teoria enunciativa da linguagem de Mikhail Bakhtin e na teoria da construção social do conhecimento de Lev Vygotsky.As tecnologias digitais reúnem e mesclam diferentes formas de comunicação como as letras, imagens, movimentos e sons. Em cada grupo socialmente organizado,diferentes práticas sócio-culturais de leitura e de escrita se fazem presentes, portanto,o letramento digital deve ser pensado na sua pluralidade e em uma constante (re)construção. A possibilidade de reunir em um único ambiente, diferentes formas de comunicação e expressão, demanda novas formas de apropriação do ato de ler(compreender) e de escrever (produzir). E, por fim, observou-se ser necessário discutiras tecnologias digitais e Educação, superando o uso do computador e da internet apenas como meras ferramentas, transformando-os em instrumentos que favoreçam a aprendizagem. Com isso, compreendeu-se que não é necessária a exclusão das práticas sócio-culturais de leitura e de escrita existentes fora da escola, ao contrário, é preciso encontrar um modo de legitimá-las.
Palavras-chave
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PDFISSN Impresso: 1414 - 5057
ISSN Eletrônico: 2317 - 7756