Visão de alunos do Ensino Médio em relação à experimentação nas aulas de Química: um estudo de caso

Sandra Cristina Marquez Araújo, Mayene Jessica da Silveira

Resumo


Vários fatores contribuem para despertar o interesse dos alunos para a experimentação,a visualização do fenômeno diante de si, nas aulas de Química. A aproximação com ateoria e outra possibilidade seria a “mágica”, a “beleza” e o “show” que a experimentaçãoapresenta. Diante dessa hipótese, pareceu-nos relevante verificar se os alunos seinteressam somente pela estética ou, também, por querer compreender o que ocorreno experimento, já que a forma como veem as práticas influencia o conhecimento.Os dados obtidos evidenciaram que os alunos acreditam que a experimentaçãofacilita a compreensão dos conceitos químicos, a aula fica mais interessante, chamamais a atenção e eles conseguem visualizar, na prática, o que está na teoria. Um dosaspectos que lhes chamou mais atenção foram os fenômenos visuais macroscópicosapresentados nos experimentos, destacando-se a mudança de cor das substânciasquímicas, fagulhas e bolhas formadas.

Palavras-chave


Experimentação; Ensino de Química; Aprendizagem

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756