Emergência de comunidades virtuais de aprendizagem engajadas: quando questões identitárias resultam em diálogo

Carlos Henrique Castro

Resumo


O tema da presente pesquisa é a interação conseguida em Comunidades Virtuais de Aprendizagem (CVAs). Como objetivo geral, buscamos exemplificar como emerge uma CVA engajada. Para atingirmos tal propósito, trabalhamos com três objetivos específicos: 1) verificar como as identidades contribuem para o processo dialógico em ambiente virtual; 2) verificar a existência de possíveis diferenciações entre os laços construídos virtualmente e geograficamente próximos; 3) verificar como se dá o processo dialógico em ambiente virtual. Como hipótese, consideramos que a interação ocorrerá a partir do dialogismo referenciado em identidades que apontem para a emergência de CVAs engajadas. Na busca de resposta ao problema apontado, trabalhamos com um estudo de caso que se refere ao estudo de parte dos diálogos produzidos no curso virtual “Jornalismo 2.0 para professores”, ofertado pela instituição Knight Center. Os dados apontam para a comprovação da hipótese levantada, uma vez que os diálogos produzidos são, em sua maioria, motivados por questões ligadas às identidades dos cursistas.

 


Palavras-chave


Identidade. Polifonia. Dialogismo. Comunidades virtuais de aprendizagem. Engajamento.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756