O professor na blogosfera: blogs como instrumento de ensino

Denise dos Santos Gonçalves

Resumo


A utilização dos recursos advindos das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, notadamente o computador e a internet, com o objetivo de criar condições para o ensino de Língua Portuguesa, têm sido incentivada por vários estudos (Amora, 2008; Demo, 2009; Komesu, 2010). A análise da forma como os professores utilizam esses recursos pode contribuir para identificar aspectos que podem ser observados para o melhor favorecimento da prática pedagógica (Cabral e tal, 2010; Godwin-Jones, 2003; Reis, 2009). Para o presente artigo, foram analisados três blogs criados por professoras de Língua Portuguesa, tanto sob os aspectos que permitam sua caracterização como blogs, como sob os que permitam perceber como esse recurso vem sendo utilizado para propiciar a prática da leitura e da escrita em ambientes virtuais. Os resultados indicam que há empenho das docentes no uso das NTCI, embora os aspectos referentes ao emprego dos recursos próprios do ambiente digital possam ser aprimorados.

 


Palavras-chave


Blog. Ensino. Língua Portuguesa.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756