O software Modellus e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem do movimento retilíneo uniforme e do movimento retilíneo uniforme variado
Resumo
Na prática de ensino de Física, são conhecidas as dificuldades que os alunos possuem na aprendizagem dos conceitos e fenômenos Físicos, e na interpretação das fórmulas matemáticas que acompanham a explicação desses fenômenos. Dentro deste contexto, este artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições do software educacional de simulação e modelagem computacional Modellus no processo de ensino e aprendizagem do Movimento retilíneo uniforme e do Movimento retilíneo uniforme variado. A população alvo da pesquisa foi constituída por doze alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede Pública Estadual em Campina Grande, na Paraíba. A fundamentação teórica adotada esteve baseada nas teorias de David Ausubel (2000) sobre aprendizagem significativa, Bassanezzi (2002)e Biembengut (1999; 2003) sobre modelagem matemática, e na Tese de Teodoro(2002) sobre o software Modellus. Os resultados da pesquisa apontaram que houve melhorias significativas dos alunos, na compreensão dos conceitos físicos relacionados com os conteúdos em questão, quando expostos as atividades desenvolvidas com o software Modellus, uma vez que através de relatos dos próprios alunos, houve uma maior motivação para aprender, gerada pelas atividades, como também uma grande receptividade à ferramenta utilizada.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN Impresso: 1414 - 5057
ISSN Eletrônico: 2317 - 7756