O software Modellus e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem do movimento retilíneo uniforme e do movimento retilíneo uniforme variado

Ruth Brito de Figueiredo Melo, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

Resumo


Na prática de ensino de Física, são conhecidas as dificuldades que os alunos possuem na aprendizagem dos conceitos e fenômenos Físicos, e na interpretação das fórmulas matemáticas que acompanham a explicação desses fenômenos. Dentro deste contexto, este artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições do software educacional de simulação e modelagem computacional Modellus no processo de ensino e aprendizagem do Movimento retilíneo uniforme e do Movimento retilíneo uniforme variado. A população alvo da pesquisa foi constituída por doze alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede Pública Estadual em Campina Grande, na Paraíba. A fundamentação teórica adotada esteve baseada nas teorias de David Ausubel (2000) sobre aprendizagem significativa, Bassanezzi (2002)e Biembengut (1999; 2003) sobre modelagem matemática, e na Tese de Teodoro(2002) sobre o software Modellus. Os resultados da pesquisa apontaram que houve melhorias significativas dos alunos, na compreensão dos conceitos físicos relacionados com os conteúdos em questão, quando expostos as atividades desenvolvidas com o software Modellus, uma vez que através de relatos dos próprios alunos, houve uma maior motivação para aprender, gerada pelas atividades, como também uma grande receptividade à ferramenta utilizada.

 


Palavras-chave


Modellus. Aprendizagem significativa. Movimento retilíneo uniforme e Movimento retilíneo uniforme variado.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756