Motivação discente no ensino-aprendizagem de programação de computadores

Márcio Roberto de Lima, Murilo Cruz Leal

Resumo


Este artigo relata um estudo realizado com 21 alunos formandos de um curso de Sistemas de Informação, com os quais se buscou identificar fatores relacionados à motivação discente frente ao aprendizado de programação de computadores. O trabalho envolveu a aplicação de um questionário diagnóstico com fins de sede terminar a relação pregressa e o envolvimento com as unidades curriculares de programação. Posteriormente, cinco alunos concordaram em participar de entrevistas e mi estruturada. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os fragmentos de interesse foram identificados e categorizados com base nas unidades de significado relacionadas ao foco da pesquisa. Em adição aos depoimentos colhidos, o resultado da análise apontou a complexidade do processo de ensino-aprendizagem de programação de computadores, sendo que, do ponto de vista dos discentes, percebeu-se que o principal fator motivacional de suas aprendizagens está ligado à atuação do professor das unidades curriculares de programação. O professor precisa ter domínio de conteúdo e competência pedagógica para propiciar a satisfatória didatização dos conteúdos.

 


Palavras-chave


Programação de Computadores. Ensino-Aprendizagem. Motivação Discente. Ensino Superior.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756