Leitura em inglês na rede: a trajetória do Projeto IngRede

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, Junia de Carvalho Fidelis Braga, Marisa Mendonça Carneiro, Marco Racilan, Ronaldo Corrêa Gomes Júnior, Luciano Alves Lima

Resumo


O presente artigo descreve a implementação, o desenvolvimento e os princípios norteadores do Projeto IngRede, que tem como objetivo oferecer oportunidade de aprendizagem de leitura em língua inglesa, na modalidade a distância, para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Minas Gerais. O conceito de leitura, as possibilidades de desenho pedagógico oferecidas pela comunicação mediada pelo computador e a ideia de aprendizagem colaborativa formam o arcabouço no qual se ancora e justifica o desenho instrucional da implementação e do desenvolvimento do projeto IngRede na plataforma Moodle da UFMG. O desenho pedagógico do curso contempla atividades de aprendizagem individuais e colaborativas para dois grandes grupos entre 1000 e 1500 alunos cada. Por meio das reflexões dos membros do grupo,as quais trazem relatos de trabalho em grupo voltado para um objetivo em comum, é possível perceber indícios da formação de uma comunidade de aprendizagem on-line.

 


Palavras-chave


Inglês Instrumental. Leitura. Aprendizagem colaborativa de língua. Comunidades de aprendizagem on-line.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756