Ciência, tecnologia e sociedade: O lugar do ensino de geografia

Vandeir Robson da Silva Matias

Resumo


A Geografia depara-se com um arcabouço teórico e prático insuficiente para alcançar as leituras do espaço geográfico realmente nas suas múltiplas dimensões. Com o acesso a tecnologias cada vez mais sofisticadas, o grande desafio do homem é descobrir como as informações são usadas, qual o motivo pela busca de determinada informação e o que um ser humano com determinada informação em mãos pode causar, entre outros fatores. A política informacional exerce expressivo impacto nos processos educativos. Objetiva-se contribuir para a epistemologia da geografia escolar a partir das possibilidades de apreensão do conhecimento espacial pela utilização das suas principais categorias de análise e dos sistemas técnicos informacionais. A proposta do artigo é utilizar a corrente teórica-metodológica crítico-dialética e sua aplicação à realidade estudada para promover mudanças a partir dessas reflexões. Espera-se elucidar essa questão abrindo caminhos para um fazer pedagógico mais próximo da realidade da geografia contemporânea.

 


Palavras-chave


Educação. Tecnologia. Redes e Geografia.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756