Um novo olhar para o ensino do inglês no CEFET-MG
Resumo
As mudanças impostas pela globalização da economia, sobretudo ao mundo do trabalho, requerem um novo olhar para o ensino de língua estrangeira. Tal constatação instigou-nos a realizar esta pesquisa, que poderá contribuir para melhor adequar o ensino do inglês do CEFET-MG, instituição onde atuamos, às necessidades do mundo globalizado. Portanto, neste artigo, objetivamos evidenciar: a) o nível de conhecimento dos informantes em relação à língua inglesa; b) as expectativas desses em relação ao ensino-aprendizagem do inglês; c) as situações de uso da língua inglesa, em contextos diversos, no mercado de trabalho de Belo Horizonte. Para o desenvolvimento metodológico deste estudo, elegemos um questionário semi estruturado aplicado ao salunos do primeiro ano dos cursos da educação profissional técnica de nível médio do CEFET-MG. Os resultados obtidos evidenciaram a diferença de perfil entre os alunos dos turnos diurno e noturno e ainda levaram os professores de línguas estrangeiras do CEFET-MG a repensar o seu fazer pedagógico, motivando a equipe a iniciar estudos que em basem a reelaboração do Projeto Político Pedagógico da instituição.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN Impresso: 1414 - 5057
ISSN Eletrônico: 2317 - 7756