DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/EJA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO/TICS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DE CELULAR

Raquel Augusta Melilo Oliveira, Angélica Cristina Ribeiro

Resumo


Trata-se de uma pesquisa sobre a inserção das ferramentas das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação de jovens e adultos (EJA) com o objetivo de gerar reflexão e tentar superar alguns dos desafios que ainda permeiam essa relação. O uso educacional das ferramentas da TIC, embora cada vez mais incorporado ao sistema público e privado de ensino, não encontrou muita ressonância na EJA. A partir dessa percepção, e da oportunidade de participação no projeto de EJA do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), buscou-se analisar o então objeto de estudo e elaborar estratégias didáticas com uma tecnologia a qual os educandos já estavam familiarizados: o celular. Mais do que incorporar uma ferramenta digital em sala de aula de maneira aleatória e imposta, tentou-se dinamizar a exposição do conteúdo, no caso da disciplina de Geografia, por meio de um projeto de aprendizagem coletiva. A resposta positiva dos educandos em relação à experiência motivou uma análise mais crítica sobre a temática e sua práxis. O resultado do trabalho, longe de pretender criar fórmulas prontas, pode subsidiar novas práticas que reinterpretem o significado de inclusão digital e apontem para o exercício de uma Educação mais democrática.


Palavras-chave


Tecnologia da Informação e da Comunicação, Educação de Jovens e Adultos e inclusão digital.



ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756