Auto-avaliação institucional: o discurso dos professores de um departamento acadêmico do CEFET-MG

Jacqueline De Blasi, Maria Rita Neto Sales Oliveira

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma pesquisa sobre auto-avaliação institucional realizada em 1997 e 1998, no Departamento Acadêmico da Engenharia Industrial Mecânica (DAEM) do CEFET-MG. A referida pesquisa teve como objetivo geral subsidiar a elaboração de uma proposta de auto-avaliação institucional para o Departamento, construída coletivamente com os sujeitos que o compõem: professores, alunos e técnicos-administrativos, e, como objetivo específico, analisar a proposta à luz dos dispositivos legais sobre avaliação institucional, da concepção de avaliação de LUCKESI (1978) e de três modelos de avaliação construídos especialmente para o caso da avaliação institucional de uma Instituição de Ensino Superior (IES).

O presente trabalho apresenta apenas os dados referentes aos professores e que foram coletados por meio de questionário e entrevista. Dos 25 professores do DAEM que receberam o questionário, 22 o responderam e, entre estes, 8 foram selecionados para a entrevista. Esta completou e enriqueceu dados a respeito da proposta de avaliação institucional sugerida pelos professores.


Palavras-chave


AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; MODELO DE AVALIAÇÃO; CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756