O processo ensino aprendizagem em disciplinas básicas do terceiro grau

Per Christian Braathen

Resumo


O índice de repetição em disciplinas básicas introdutórias de física, cálculo, química, entre outras,   nas universidades públicas, é normalmente bastante elevado. Isto, evidentemente, não é desejável, pois constitui desperdício de recursos materiais e humanos. Para entendermos as causas deste fenômeno para então remedia-lo ou ao menos atenua-lo, é necessário sabermos mais a respeito de como as pessoas adquirem conhecimento (processo de aprendizagem) e os fatores que influem neste processo. Neste artigo aborda-se o fenômeno de aprendizagem sob o ponto de vista construtivista de modo geral e sob o ponto de vista de aprendizagem significativa de David Ausubel de modo particular. Nesta visão o papel da postura de aprendizagem significativa e do conhecimento prévio do estudante é de fundamental importância pois determina não apenas o que se aprende mas como se aprende, e consequentemente o resultado final do processo ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; CONSTRUTIVISMO; ENSINO DE CIÊNCIAS

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756