Levantamento de estilos de aprendizagem dos alunos formandos do curso técnico de Informática do Centro Federal de educação tecnológica de minas Gerais

Marcos Prado Amaral, Ismar Frango

Resumo


A finalidade deste trabalho é apresentar um mapeamento dos diversos estilos de aprendizagem (ou perfil cognitivo) dos alunos do último ano do curso técnico em Informática de formação integrada do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG,) na tentativa de determinar um perfil dominante comparando-o com o perfil desejado para aprendizes padrão para esse curso. Para traçar o perfil dominante foi usado o instrumento de medição de estilos de aprendizagem desenvolvido por Felder e Soloman (1991) (http://www.prod.eesc.usp.br/aprende/empresarial2/). Como resposta, pode-se afirmar que os entrevistados têm o perfil desejado para o curso tomado como base de análise. Essa constatação traz benefícios para os alunos, para os professores, para a escola, para as empresas, que receberão esses alunos com a certeza de que gostam de fazer o que estão aprendendo. Como contribuição, espera-se que este estudo, se feito no começo do ano letivo, possa ajudar a determinar a área da informática, hardwareou softwareque o aluno tem mais facilidade de atuar, direcionando os trabalhos de conclusão de curso, tornando mais prazeroso o trabalho desse aluno.


Palavras-chave


Ensino. Ensino técnico. Perfil cognitivo.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756