Redução do índice geral de falhas através de análise de processos de degradação (DPA) em sistemas de telecomunicações

Daniel E. Castro, Leonardo M. M. Dias

Resumo


A manutenção no setor de telecomunicações deve garantir a operação dos sistemas em níveis econômicos aceitáveis respeitando os índices de qualidade exigidos pela ANATEL. O alto nível de automação das instalações de telecomunicações e o acelerado crescimento das operadoras, a partir da privatização deste serviço,  fazem com que a manutenção de rotina, atualmente praticada, não seja suficiente para garantir a operação dos sistemas dentro das exigências impostas pela Anatel. Com o objetivo de superar significativamente estas exigências, a TELEMAR -Tele Norte Leste SA (empresa operadora de  telefonia fixa em 16 estados e com faturamento anual de aproximadamente 4,6 bilhões de dólares) e o Núcleo de Engenharia de Confiabilidade e Manutenção de Sistemas do CEFET-MG iniciaram um trabalho de análise de falhas dos sistemas de telecomunicação em uma das plantas da Telemar em Minas Gerais, com o objetivo de caracterizar as principais falhas observadas e aumentar a confiabilidade do sistema.


Palavras-chave


MANUTENÇÃO; ANÁLISE DE FALHAS; PROCESSOS DE DEGRADAÇÃO; TELECOMUNICAÇÕES

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756