Os projetos de trabalho e suas possibilidades na aprendizagem significativa: relato de uma experiência

Nelita Alves da Fonseca, Dácio Guimarães de Moura, Paulo Cezar Santos Ventura

Resumo


Este artigo procura descrever a trajetória da Pedagogia de Projetos, como proposta metodológica em busca da aprendizagem significativa. Explicita os conceitos de projeto de ensino e projeto de trabalho, englobando os pressupostos fundamentais, como forma de praticar um currículo integrado, a favor da transdisciplinaridade. Registra uma experiência pedagógica sobre os temas transversais, desenvolvida numa classe de alunos de 10 anos, orientada pela pedagoga da escola em parceria com a professora regente e a técnica de biblioteca. Os alunos se envolveram com muito entusiasmo nos trabalhos de pesquisa, provocando resultados surpreendentes.


Palavras-chave


PROJETO DE ENSINO; PROJETO DE TRABALHO; TEMAS TRANSVERSAIS; APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756