O ensino de competências e a graduação superior tecnológica: conceitos e associações

Marcelo Almeida de Camargo Pereira

Resumo


O presente artigo, uma revisão de literatura, teve por finalidade identificar na bibliografia os conceitos de: competência, habilidade e atitudes, bem como discorrer acerca da graduação tecnológica. Para a conceituação das competências e habilidades, foi feito uso de autores expoentes na área, como Philippe Perrenoud, Antoni Zabala e Laia Arnau, como fontes primárias. Apresenta-se, também, a relação entre as competências dos professores e os tipos de saberes mobilizados nas competências. Saberes esses caracterizados como factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. A compreensão e a contextualização da graduação superior tecnológica foram baseadas em informações oriundas do Ministério da Educação e seus institutos, assim como de artigos acadêmicos. Além da contextualização realizada, também foram abordadas diferentes percepções sobre essa modalidade de ensino. Por fim, foi realizada uma associação entre os conceitos apresentados de competências, dos saberes mobilizados, da necessidade de contextualização e aproximação do conteúdo a situações reais, com a modalidade de ensino estudada.

 


Palavras-chave


Competências. Graduação Tecnológica. Ensino Superior.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756