Um Mapeamento do número de pesquisas que mostram O uso do software GeoGebra para validar o tema: Contribuições do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na aprendizagem de funções matemáticas

Marcos Prado Amaral, Ismar Frango

Resumo


A finalidade desta pesquisa é levantar a quantidade de teses e dissertações que tratam do uso do software Geogebra no ensino de funções matemáticas no Brasil, com o intuito de validar o tema “Contribuições do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na aprendizagem de funções matemáticas”. Para atingir o objetivo proposto, foram realizadas buscas, on-line, em publicações nos sites: banco de tese da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); portal de periódicos, também da CAPES; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Site Domínio Público. Como chaves de pesquisas foram escolhidas as palavras “ensino de funções”, “ensino médiobrasileiro” e “geogebra”. A pesquisa encontrou apenas dissertações, que foram categorizadas de acordo com os seus objetivos e procedimentos metodológicos utilizados. Como observação, constatou-se que o número de dissertações encontradas foi muito pequeno. Credita-se essa situação a recentes programas governamentais de disponibilização de computadores e laboratórios de informática para as escolas públicas brasileiras. Mas, mesmo sendo poucos, esses trabalhos verticalizam, de maneira epistêmica ou metodológica, o papel mediador do professor, já que a maioria das dissertações são oriundas de mestrado profissional, e o método de pesquisa mais utilizado, o estudo de caso com intervenções no ensino, que geram sequências pedagógicas e observações na prática com mediação do professor.

 


Palavras-chave


Ensino. Ensino médio. Funções. GeoGebra.

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