A mobilização do conhecimento matemático por alunos do ensino médio integrado ao curso técnico de Mecânica: discussão de um questionário investigativo

Valéria Guimarães Moreira, Celi Espasandin Lopes

Resumo


Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa de doutorado que se encontra na fase final da coleta de dados. O objetivo da pesquisa é verificar quais conhecimentos matemáticos são mobilizados no cotidiano de aulas de diversas disciplinas do curso técnico integrado ao médio e também verificar como essa matemática e as experiências escolares durante o curso técnico articulam-se e moldam o fazer matemático dos alunos, contribuindo para caracterizar o curso como uma comunidade de prática. Neste texto, apresento a Teoria de Aprendizagem Situada em Comunidades de Prática, desenvolvida por Lave e outros autores como principal referencial teórico desta pesquisa. Descrevo a metodologia e apresento o curso técnico de Mecânica Industrial do CEFET-MG como o ambiente da coleta de dados. Será observado o trabalho com a matemática em disciplinas técnicas do primeiro ao terceiro anos do curso e, posteriormente, será aplicado um questionário seguido de entrevistas a um grupo de alunos para se discutir as respostas do questionário. Neste artigo, relatamos a construção do questionário e apresentamos pequenos relatos das respostas obtidas no primeiro grupo. Essa primeira análise apresenta indícios de que as disciplina observadas contribuem para a construção de um conhecimento matemático que é próprio dessa comunidade de alunos.

 


Palavras-chave


Curso técnico de Mecânica. Aprendizagem matemática. Comunidades de prática.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756